top of page

ROTEIRO DE 6 DIAS NO JALAPÃO

Uma das perguntas que mais recebemos por aqui é como organizar um roteiro para uma viagem completa para esse destino, explorando em essência as paisagens do cerrado combinadas ao clima de savana que só o Jalapão tem. Pensando nisso, criamos neste post uma sugestão de roteiro de 6 dias desbravando as estradas e paisagens do Jalapão.

Uma observação importante é que as paradas são estratégicas e, por isso, a ordem das atrações ao longo do dia pode ser reajustada, sempre pensando em oferecer maior qualidade e bem-estar para a sua viagem. Essas alterações significam aumentar o tempo disponível em cada atrativo, bem como diminuir a espera nos mesmos.


Deixa a gente levar você? Então vamos lá!


Roteiro de 6 dias no Jalapão


VAMOS JUNTOS?

Dia 1 - Saída Palmas + dia de cachoeira!

O primeiro dia começa com a saída de Palmas: um dos nossos guias nativos irá passar te buscar na capital. Os guias passam sempre primeiro horário da manhã (6-7h), motivo pelo qual é interessante programar a sua chegada para um ou mais dias antes da expedição.


No primeiro dia, nossas paradas são:

  • Cachoeira Escorrega Macaco


A cachoeira Escorrega Macaco está a cerca de 35 km de Palmas, motivo pelo qual está entre as nossas primeiras paradas. Mas prepare-se para já se surpreender no início da viagem: são mais de 50 metros de queda na cachoeira que ganhou esse nome por conta de uma planta em seu entorno que faz lembrar um cipó.


  • Cachoeira da Roncadeira



Em seguida paramos na cachoeira da Roncadeira, com trilha de +- 1,5 km até chegar à sua base. O nome da cachoeira, por sua vez, é um “apelido carinhoso” do barulho que se escuta quando a água da queda bate nas pedras.


Com uma queda d'água de aproximadamente 70m de altura, esta cachoeira é muito procurada para prática de rapel. Atração opcional que custa 120 reais por pessoa.






  • Cachoeira do Evilson

A pouco menos de 10 km da cachoeira da Roncadeira está a Cachoeira do Evilson, ótima para banho e com uma cascata muito fotogênica.


Além dos atrativos, são programadas paradas estratégias para almoço e janta e há uma tirolesa opcional para os mais aventureiros.


Dia 2 - Pedra Furada + Lagoa do Japonês


Após o café da manhã seguimos a estrada e os principais atrativos do segundo dia são em Ponte Alta do Tocantins.

  • Pedra Furada + Mirante da Pedra

O primeiro deles é a Pedra Furada, uma verdadeira moldura esculpida na rocha de arenito! Do alto da pedra é possível contemplar, ainda, um incrível cenário do cerrado e a imensidão do Jalapão. O carro chega até bem próximo do atrativo e a trilha é de 5 minutinhos.

  • Lagoa do Japonês

Em seguida, almoçamos e partimos para um dos atrativos mais queridinhos do Jalapão: a lagoa do Japonês.

De água cristalina, formações rochosas e uma caverna impressionante, a lagoa do japonês é o mais próximo que você vai chegar de ver um oásis no norte do Brasil.


Ah, uma dica extra é alugar uma sapatilha na base da lagoa porque as pedras ao fundo são bem cortantes. O valor é de R$ 10.


Ao fim do dia, jantamos e descansamos para nos prepararmos para o próximo dia, que é de muita estrada.


Dia 3 – Cânion Sussuapara + Rio Novo + Árvore dos Desejos + Dunas

Conforme falamos, o terceiro dia é um dia que promete ser beeem cheio. Está preparado (a) para a aventura?


Depois do café da manhã reforçado o dia efetivamente começa no Cânion Sussuapara, localizado em meio a paredões com 12m de altura e que representa mais um cantinho totalmente diferente de tudo o que você já viu em nosso Jalapão. Mas o mais surpreendente fica por conta de uma “cortina” de água que cai o ano todo, independentemente do período da seca. Ao fundo do cânion, há ainda uma cascata com água bem geladinha para você se refrescar e sentir a vibe.


A viagem segue para a prainha do Rio Novo, que é um dos maiores rios de água potável do mundo, assim como um dos preferidos pontos de mergulho da galera! E é por lá que almoçamos.


A próxima parada é na árvore dos desejos, que basicamente é uma pequena árvore “no meio da estrada” onde você pode (pode não, deve!) amarrar a sua pulseira e fazer um pedido especial. Mas lembre-se de que ele não pode ser contado para ninguém, hein?



Por fim, o roteiro do dia termina nas dunas do Jalapão, com um dos pores do sol mais incríveis que você já viu na vida. Pode confiar!




Dia 4 – dia de conhecer o primeiro fervedouro + cachoeira do formiga + comunidade quilombola


Chegou a hora de começar a conhecer os fervedouros – que a gente sabe muito bem o quanto influenciam a sua escolha pelo Jalapão!


Os fervedouros são como piscinas naturais onde é impossível afundar – o fenômeno que acontece por lá é o de ressurgência hídrica. Nessa nascente, a pressão da água nascendo é tão forte que “te joga para cima” independentemente da força que você usar para afundar.


Em todos os fervedouros o tempo de permanência é limitado a 15 a 20 minutos por uma questão de preservação ambiental, o que por vezes implica em filas longas de espera. Para maximizar a experiência e eliminar longos períodos aguardando, a ordem dos mesmos pode ser alterada pela equipe do Vou Levar Você, que quer sempre oferecer a mais completa experiência para vocês!


Nesse primeiro dia, conhecemos o fervedouro dos Buritis, um dos clássicos do Jalapão.

Na sequência, visitamos também a comunidade Quilombola, onde você conhecerá (e poderá levar para casa!) itens da cultura local do Jalapão. O passeio segue para os Campos de Capim Dourado e é finalizado na imponente cachoeira do Formiga, que também se destaca como um dos principais atrativos do Jalapão!


A cachoeira do Formiga tem uma queda baixinha e algumas partes dela são mais fundas. Sendo assim, ela pode ser um prato cheio para quem gosta de pular; mas exige atenção redobrada de quem não sabe nadar, uma vez que a correnteza puxa bastante. Seu diferencial está na água que é tão clarinha que ganha uma tonalidade verde esmeralda ao contrastar com o restante da vegetação.



Dia 5 – Fervedouros + Rio Formiga


O dia 5 é um dia cheio... de fervedouros!


Entre os fervedouros que você pode visitar nesse dia estão o Fervedouro Encontro das Águas ou Macaúbas, o Fervedouro Por Enquanto, Buritizinho, Fervedouro do Ceiça ou outros similares, a depender da disponibilidade do dia e pensando sempre na qualidade da sua expedição!

A propósito, saiba que eles até podem parecer similares, mas não se enganem: cada um deles tem o seu próprio diferencial, seja pelas matas aos arredores, pelo formato, pelo tamanho ou outros detalhes.


Nesse dia também há uma paradinha no Rio Formiga, para você banhar e refrescar. Tem como ser melhor?


Dia 6 – Fervedouro do Alecrim + Bela Vista + Parque Encantado


E chegamos ao último dia de expedição!


Hoje é o dia de conhecermos alguns dos mais famosinhos fervedouros do Jalapão, para fechar o passeio com chave de ouro: o Fervedouro Alecrim + o Fervedouro Bela Vista. Esse último, só para vocês terem uma noção, ainda que seja o mais antigo e com maior infraestrutura da região, foi descoberto, limpo e aberto para visitação há apenas 6 anos.

Após o almoço e visita ao Vale Encantado também passamos pela Serra da Catedral antes de fecharmos a expedição e retornarmos à Palmas.


Esse é o nosso roteiro de 6 dias, o mais completo percorrendo a região do Jalapão. Na Vou Levar Você temos também roteiros de 7 dias que inclui um dia nas Serras Gerais; além de roteiros de 3, 4 e 5 dias, passando pelos principais atrativos do Jalapão.


Gostou do roteiro? Que tal fechar um passeio com a gente?


Aqui na Vou Levar Você acreditamos que conhecer o Jalapão de uma ponta a outra é muito mais do que uma viagem – mas uma experiência para a vida toda. Não à toa, foi a partir do nosso primeiro contato com esse destino, em 2018, que decidimos nos tornar uma agência especializada em turismo de experiência, criando conexões valiosas entre as pessoas e os lugares. Não poderíamos ter escolhido um lugar melhor para firmar nossas raízes, vai dizer?


Além dos roteiros tradicionais, efetuados pela maior parte das agências, na Vou Levar Você também criamos roteiros originais e alternativos, sempre com guias nativos da região e pensados para atender aos mais variados perfis de viajantes.


Tudo organizado para que você e/ou seu grupo viva uma imersão nos cenários apaixonantes e surpreendentes do Jalapão.


Deixa a gente levar você?


Comentários


Formulário de inscrição

Obrigado(a)

  • Instagram

Vou Levar Você ©2018. Criado por William Class.

bottom of page